O biólogo Fernando Reinach, colunista do jornal O Estado de São Paulo, escreveu ,no dia 08 de setembro de 2011, a respeito de uma bactéria que está sendo usada no combate à dengue na Austrália.
Essa bactéria, chamada wolbachia, infecta insetos e não permite que outros organismos parasitem o indivíduo infectado. Sendo assim, se o mosquito Aedes aegypti parasitado por essa bactéria entra em contato com o vírus da dengue, este último é destruído pela wolbachia.
Dessa forma, o mosquito fica incapaz de transmitir o vírus da dengue para os seres humanos, pois não se infecta.
A bactéria se espalha rapidamente pela população de mosquitos e, sendo assim, aquela população para de transmitir a doença.
Para ver a reportagem completa visite o link abaixo: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,bacteria-contra-dengue,769788,0.htm
Em 2009, teve início o projeto piloto de prevenção à dengue "Cidade Universitária Meu Ambiente", com atividades de monitoramento do mosquito vetor do vírus da dengue. Em 2010 o projeto passou a ser um programa e as atividades se tornaram regulares e foram incorporadas à área de Gestão Sócio-Ambiental da Coordenadoria do Campus da Capital do Estado de São Paulo (COCESP/USP), sob responsabilidade da equipe de trabalho da COCESP.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Link de jogos muito legal sobre a dengue
A dengue está até sendo tema de jogos! Não deixem de ver como são os jogos. Fomos conhecer esse site através da Comissão de Prevenção à Dengue do Instituto de Física.
O link é: http://www.ludoeducajogos.com.br
O link é: http://www.ludoeducajogos.com.br
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Dengue no Inverno

Com a chegada do inverno, as chuvas diminuem, o frio aumenta e a quantidade dos mosquitos Aedes aegypti e outros insetos também diminui consideravelmente. Porém, é um engano achar que não precisamos ficar atentos nessa época do ano porque sabemos que os ovos depositados pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti podem ficar viáveis por até um ano, bastando na época chuvosa entrar em contato com água para iniciar o seu desenvolvimento. Assim, mesmo com o frio as fêmeas do mosquito Aedes aegypti continuam procurando um lugar para colocar os seus ovos e garantir que a próxima época chuvosa todos os seus ovos eclodam e cheguem a fase adulta.
Sem contar que, mesmo com pouca chuva os mosquitos da dengue encontram uma forma de se reproduzir, e uma delas é aproveitar o esquecimento ou a falta de atenção das pessoas, que por acreditarem que com o clima desfavorável o mosquito não irá se proliferar, descuidando-se com os possíveis criadouros do mesmo.
Além disso, agora é a hora de evitar uma possível epidemia na próxima estação quente/chuvosa, pois os ovos colocados agora, certamente serão os mosquitos do próximo verão.
Por isso, devemos continuar alertas e atentos às calhas, vasos, copos descartávies e outros recipientes que possam acumular água e, portanto ser um criadouro em potencial.
Lembramos que a prevenção deve ser contínua e só terá êxito se cada um fizer a sua parte.
Contamos com a colaboração de todos no combate à dengue na Cidade Universitária.
Para mais informações: http://www.medicina.ufmg.br/noticiasinternas/?p=419.
Equipe do Programa de Prevenção à Dengue da COCESP
"Cidade Universitária Meu Ambiente"
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Curiosidades sobre o Aedes aegypti!
Provavelmente para garantir a preservação da espécie, a fêmea faz diversas oviposições, ou seja, dispersa seus ovos em distintos recipientes em diferentes locais.
v
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)

